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Por que tantas marcas estão optando pelo Redesign de seus Logos?

02 de Setembro de 2016 0 comentários

Você deve ter reparado que esse ano diversas grandes marcas optaram por redesenhar seus logos, né? Na última semana foi a vez da Mastercard revelar ao mundo seu novo Logo, e mais uma vez a mudança gerou muito comentários no mundo publicitário. Os novos símbolos dividem opiniões, mas apresentam uma tendência (e também um grande desafio) já conhecida no mundo das marcas: Ter um logotipo atual.

Existem diversos fatores que fazem com que as empresas tenham que redesenhar seus maiores símbolos: Adaptá-lo aos dispositivos móveis, atualizar seu design, explorar melhor os benefícios da empresa ou até mesmo por uma questão de reposicionamento de mercado, mas o que vem fazendo mais vítimas é a necessidade de ter um logotipo moderno e atual que expresse ao máximo os valores da empresa.

Ter um logotipo atual é mais que uma questão de design (Só olhar a Seara) ou aplicação, é uma questão mercadológica muito importante. Isso porque o logo é a cara da empresa, é ele quem entra em contato com o Target no ponto de venda, é ele que apresenta a sua empresa ao mercado e principalmente, é ele que retrata a essência do seu negócio. Assim quanto mais alinhado for o logo com a proposta de serviços e benefícios da empresa, melhor. Nós podemos entrar no mérito da questão estética, se os logos ficaram mais bonitos ou mais feios, porém é sempre preciso lembrar que gosto é uma questão pessoal, e que também é compreensível que os novos símbolos causem alguma estranheza, já que nos acostumamos a ver as marcas antigas por tantos anos.

A grande questão que fica é: Mesmo com todo o dinheiro investido na marca antiga, quando ela não reflete mais o que sua empresa é de verdade não é hora de mudar?

Dá uma olhadinha em algumas das marcas que já trocaram seu Logotipo esse ano:

Master Card

O Logotipo da MasterCard pouco mudou desde 1968, porém nessa alteração podemos perceber que houve uma enorme preocupação em simplificar ainda mais o que já era simples, principalmente pensando em alinhar a marca a seu novo serviço de pagamento digital. Agora vai dizer! Você pode até não ter gostado do novo logo da MasterCard  (ou até ter achado que se você apresentar isso para um cliente você apanha), mas é inegável que o símbolo ficou muito mais simples e memorável sem as sombras e com o nome abaixo.


GOL

A ideia da Gol para redesenhar sua marca foi celebrar o atual momento de importantes conquistas e investimentos em produtos, serviços, tecnologia e atendimento, com um símbolo que representasse tudo isso. Ok, ok! Você pode até não ter gostado do “GOOL”, mas convenhamos, o novo logotipo é Mil Anoz luz mais coerente com a proposta de serviço que a marca oferece (ou pensa em oferecer). O Redesign do logotipo tornou a marca mais moderna e ainda passa muito mais segurança do que o antigo símbolo manuscrito.

Instagram

O Redesign do Logotipo do Instagram se encaixa em outra grande tendência atual, que começou com o Google e suas letras coloridas há muito tempo (Isso se não começou ainda com o Logo do SBT). A ideia é a mesma: representar toda a diversidade que o aplicativo possui em sua plataforma. Além disso o Instagram optou por simplificar ao máximo o seu símbolo, isso porque “O design mais simples coloca o foco nas fotos e nos vídeos, sem mudar a navegação do app”. Eu gostei, e você?

TAM/LATAM

O Caso da TAM é um pouco diferente dos demais. Isso porque a empresa brasileira teve que refazer seu logotipo ao se unir com a chilena LAN, formando a LATAM. A ideia da Interbrand, que criou o logotipo foi desenhar uma marca que representasse bem toda a América do Sul, por isso o novo símbolo lembra levemente o formato do nosso continente. Já as cores lembram as duas marcas fundadoras. Obs: Já reparou que o “T” lembra muito a calda de um avião?

OI

Antes de estourar suas dívidas a OI ousou ao mudar sua identidade visual. Seguindo a ideia dos degradês a empresa criou não só um, mas diversos Logotipos novos, que podem ser aplicados de maneiras diferentes em diversas situações. Você pode não gostar do resultado, porém a ideia em si é muito legal: mostrar a volatilidade que os dias atuais pedem de uma empresa de telefone e internet. Quer algo mais mutável do que uma empresa em que até o próprio logo assume formas diferentes?

SEARA

m6

A Seara também aproveitou a onda de mudanças para (tentar) simplificar o seu logotipo. O logotipo perdeu o seu aspecto 3D, Saíram as sombras, os degradês e os brilhos, tornando o desenho mais plano e fácil de aplicar em diversos materiais. Além disso a marca optou por uma letra serifada, pois segundo a empresa, a ideia da mudança é facilitar a identificação no momento da compra e criar mais proximidade com o consumidor. O que você achou do resultado?

 

Via: Blog comunicart.blog.br/2016/07/por-que-tantas-marcas-estao-optando-pelo-redesign-de-seus-logos/

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