Blog

img

Qual a função de um produtor gráfico?

29 de Janeiro de 2016 0 comentários

Um produtor gráfico é o profissional responsável, principalmente, pela compra de materiais impressos dentro de uma agência, certo? Não. Engana-se quem acha que é só isso. O produtor gráfico tem muitas outras funções.

O serviço deste profissional começa na criação das peças a serem impressas, pois é esse profissional que vai avaliar a viabilidade de impressão, custos x benefícios, expectativas dos clientes, aproveitamento de papéis e insumos, formatos, tipos de impressão, tipos de acabamentos, tudo isso na forma de uma consultoria técnica.

Quando o produtor gráfico tem essa visão de consultoria, evita-se desgastes com os departamentos envolvidos, desde o atendimento à criação, muitas vezes envolvendo até mesmo o cliente. Sem essa comunicação, podem ocorrer erros, causando mal estar em agência e cliente, que pode ter uma campanha bem conceituada, muito bem elaborada, mas com problemas nos materiais impressos.

Orçamentos de materiais diversos, pesquisas de brindes, liberações de arquivos, acompanhamento de serviços com fornecedores, liberação de provas, negociação de prazos e custos, também são responsabilidades de um profissional de produção gráfica.

Hoje em dia é comum você encontrar vagas de produção gráfica ocupadas por pessoas que não são tecnicamente qualificados, não acompanham e nem conhecem as tecnologias da área, o que deixa o processo dentro de uma agência totalmente dependente de fornecedores, atrasando o andamento do trabalho.

Produtor gráfico é o profissional que, com o conhecimento técnico do assunto, pode e deve ser um colaborador importante desde o início do processo da criação e não somente na finalização do processo.

O que não podemos mais é ter pessoas despreparadas ocupando uma função que exige um alto conhecimento técnico. O produtor gráfico de hoje precisa sentar em frente ao computador e dominar os programas gráficos, falar a mesma linguagem técnica do fornecedor, além de saber como finalizar um arquivo e enviá-lo, seja por mídia gravável, e-mail ou ftp.

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar