Blog

img

Exposição fotográfica reúne técnica inovadora de impressão em Rio Preto

02 de Abril de 2015 0 comentários

A fotógrafa rio-pretense Cristiane Peresi realiza em São José do Rio Preto (SP) uma exposição fotográfica que reune 40 imagens em preto e branco e fotografias com uma técnica de impressão diferenciada. O método de impressão utilizado na amostra é chamado de Giclée Fine Art. Essa é uma técnica utilizada por artistas plásticos, designers e fotógrafos para reproduzirem suas obras com o máximo de fidelidade possível em matéria de cores e nitidez.

 

A fotógrafa busca trabalhar com temas atuais, a exemplo do ensaio “Águas Brasileiras”, como forma de despertar o interesse da população e promover a conscientização acerca da necessidade de mudanças conceituais e práticas. A técnica de impressão fotográfica, fine art, expressa a visão criativa de cada artista, utilizando insumos de padrão museológico, ideal para decoração de ambientes e para colecionadores de arte.

 

De acordo com o arte finalista Guilherme Simões esse processo é dominado por poucos laboratoristas. Uma impressora jato de tinta profissional que possui 12 cartuchos de tintas, que garantem o máximo de fidelidade nas cores. Essas tintas possuem solvente a base de água, o que garante que ela não vai desbotar com o tempo e nem estragar o papel no longo prazo. "São papéis com certificação museológica e livres de branqueadores óticos e com Ph Neutro. Geralmente conhecidos como papel algodão ou fiber base, eles contam com a garantia de longevidade exigida por galerias e museus ISO 9706", diz Simões.

 

Computadores e Impressora são calibrados por esquipamentos específicos. Isso garante que as cópias saiam sempre sob o padrão determinado pelo cliente. Na fotografia fine art, as imagens são impressas em diferentes tipos de papéis, fabricados com matérias-primas singulares, como algodão, alfa-celulose, do bambu, e da fibra de cana-de-açúcar. Além dos papéis fine art, é possível fazer a impressão em canvas, que se assemelha a tela de pintura e pode ser fixada em chassis de madeira. É possível utilizar também, papéis fotográficos comuns ou mais sofisticados e de alto rendimento. A impressão acompanha um certificado de autenticidade, o qual garante a longevidade, a conservação e a preservação da obra.

 

Cristiane considera que o tema da exposição é oportuno, uma vez que uma das grandes questões de gerenciamento e economia da água. Ela observa que a ideia é promover a itinerância da exposição. “A principal ideia é levar para outras cidades caso o convite seja feito, mas em Rio Preto outras exposições já estão sendo programadas. Quero ampliar a quantidade de fotos expostas na amostra”, diz Cristiane.

 

A exposição é aberta ao público e está localizada no Plaza Avenida Shopping até o dia 31 de março.

Técnica garante a conservação e a preservação da obra (Foto: Divulgação / Cristiane Peresi)

Técnica garante a conservação e a preservação da obra (Foto: Divulgação / Cristiane Peresi)

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar