Blog

img

O que é e quando utilizar laminação fosca em meus materiais impressos?

10 de Outubro de 2019 0 comentários

 

O que é enobrecimento?

O processo de enobrecimento de um material gráfico acontece após ele já ter sido impresso. Como o próprio nome já diz, o enobrecimento visa realçar esteticamente o visual do material gráfico. Existem diversas formas de se efetuar o enobrecimento de um material, entre elas está a laminação.

O procedimento de laminação funciona da seguinte forma: Após o material terminar de ser impresso, ele será colocado em uma máquina, e sobre este material será colocada uma película de plástico. A máquina irá prensar a película sobre o material de forma que eles se tornem uma única peça.

Laminação fosca

Há duas formas de laminação: Laminação brilho e laminação fosca. Ambas são produzidas utilizando o mesmo processo, mas o resultado final de cada uma, é muito diferente, além de geralmente serem usadas em funções distintas.

Quando utilizar laminação fosca?

A laminação fosca geralmente é utilizada em materiais impressos com um fundo “chapado” (sem muitos detalhes aparentes). Muitas empresas utilizam este tipo de laminação para corrigir ou disfarçar pequenas falhas que podem acontecer na impressão e que acabam se tornando aparentes.

A laminação fosca, porém, não serve apenas para “tapar buracos” que acabam acontecendo em materiais impressos, muito pelo contrário, o seu efeito visual dá um toque muito elegante e sofisticado ao material. Geralmente as empresas ou profissionais utilizam a laminação fosca em seus materiais gráficos para causar um impacto de seriedade e profissionalismo em seus clientes.

Os materiais gráficos que normalmente utilizam laminação fosca, são:

– Cartões de visita
– Folders
– Cartazes
– Impressos com dobra

Mas também pode ser utilizada em qualquer tipo de impresso que você desejar.

 

Quais as vantagens de se utilizar laminação fosca?

 

Pelo fato da laminação fosca se tratar de uma fina camada plástico prensada sobre o papel, é evidente que ela torna o material impresso impermeável. Além disso, esta camada plástica possui uma ação protetora tornando o material muito mais resistente e durável em relação aos danos do tempo e de uso.

Sem falar que pelo fato dela manter uma aparência opaca sobre o impresso, há uma grande diminuição nas marcas de dedos que ficam em sua superfície ao serem manuseados, o que consequentemente irá mantê-lo mais bonito e sem manchas por muito mais tempo. Como já citamos acima, a laminação fosca também é uma ótima opção para se aplicar em impressos com fundo chapado. A sua película plástica que causa o efeito fosco, torna as imperfeições e defeitos de impressão, imperceptíveis.

Valorizando a qualidade gráfica e a imagem do impresso. Além do que a laminação fosca é usada com menos frequência do que a laminação brilho, o que faz com que ao usá-la em seus impressos, você certamente chamará mais a atenção de seus clientes e dará um toque diferenciado à identidade visual de seu negócio.

 

Via: Printi

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar