Blog

img

Arquivos PDF

31 de Outubro de 2014 0 comentários

Hoje é comum ouvirmos falar em "pdf", mas o que é?

O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira universal, sendo possível abrir em vários sistemas  independente do hardware ou software.

Existem muitos boatos sobre o "pdf", na sua maioria fazendo referência a qualidade e tamanho dos arquivos. É comum ouvir que O "pdf" não tem qualidade, que é somente para web ou para visualizar na tela e assim por diante. Mas, se utilizar o programa certo, programas de empresas reconhecidas e principalmente que sejam da área gráfica, vai notar que pode utilizar o "pdf" para transportar todos os tipos de arquivos. Nestes programas sempre encontramos a opção de configurar antes de gerar o "pdf". Nas configuração encontramos opções para gerar arquivos para web, apenas para visualização em tela, dispositivos móveis, para impressoras de alta definição e diversos outros tipos utilidade.

O "PDF" pode ser gerado por sistemas independentes, scanners, máquinas digitais e muitos outros. Hoje a maioria dos equipamentos lançados no mercado utilizam o "pdf" como recurso de saída de arquivos, simplismente por ser o mais versátil e o mais utilizado no mundo.

Para visualizar estes arquivos, o mais comum é utilizarmos o próprio software da empresa Adobe, o Acrobat Reader (gratuíto). Existe uma versão avançada deste software, onde é possível obter mais recursos de edição, o Adobe Acrabat Pro (pago), onde podemos instalar plugins e manipalar os arquivos.

Vamos a prática!

Hoje a maioria dos softwares tem a opção de salvar para "pdf", esta é a maneira mais comum. Outra forma é utilizar o recurso de imprimir para "PDF", que seria uma das melhores alternativas. Para que seja possível imprimir para "PDF", precisamos ter uma impressora "PDF" instalada, chamamos de impressora virtual. Ela não existe fisicamente, apenas consta como uma impressora no seu painel de dispositivos e Impressoras. Para esta impressora aparecer é necessário a instalação de um software que crie esta impressora. Se você tem o Adobe Acrobat Pro, a impressora é criada automaticamente na instalação do software e ela aparece como "Adobe PDF". 

Uma ótima opção é o "PDFCreator", você pode fazer o download no site http://www.pdfforge.org/pdfcreator, este programa é gratuíto e  tem várias formas de configuração. Utilize a versão PDFCreator1.7.3 é a mais segura no momento. Após a instalação do programa você terá mais uma impressora instalada, chamada "PDFCreator". Achou fácil? Agora pode escolher qualquer arquivo e mandar imprimir nesta impressora, basta escolher as opções que deseja entre qualidade e tamanho de arquivo e salvar o documento.

Em outro tópico irei mostrar configurações avançadas do "PDFCreator"!

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário!

Obrigado!

Antoni Nelti
Gerente na Tecnicópias Impressão Digital

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar