Blog

img

É assim que as pessoas daltônicas veem o mundo das cores

26 de Janeiro de 2017 0 comentários

De maneira geral, daltônico é alguém que não vê as cores como elas de fato são – ou ao menos como são para maioria de nós. Em inglês, daltonismo se diz o equivalente a “cegueira para cores”. O que poucos sabem, no entanto, é que existem tipos diferentes de daltonismo, com variações e, portanto, maneiras diferentes de enxergar as cores do mundo.

Dalto10

Segundo pesquisas, 0.5% das mulheres (1 em cada 200) e 8% dos homens (1 em cada 12) são daltônicos. De todos esses, porém, somente 1% de fato não enxergam cores, enquanto o resto se divide em principalmente quatro tipos de daltonismo: deuteranomalia (a mais comum, com dificuldade em discriminar a cor verde), protanopia (dificuldade em discriminar cores no segmento verde-amarelo-vermelho), tritanopia (dificuldade de ver cores na faixa azul-amarelo) e, mais raro, a monocromacia (visão em preto e branco).

Dalto_La?pis_Normal

A partir do site color-blindness.com (especializado em daltonismo) o site Bored Panda separou esses exemplos de como os daltônicos enxergam as cores do mundo – que podem nos ajudar a lembrar que nada, nem mesmo as cores, estão fora da máxima de que tudo é uma questão de ponto de vista.

Dalto_La?pis_Tritanopia

Dalto_La?pis_Deuteranomalia

Dalto_La?pis_Protanopia

Dalto_La?pis_Monocromacia

Dalto8

Dalto7

Dalto6

Dalto1

Dalto2

Dalto3

Dalto4

Dalto5

© fotos: reprodução

 

Via: www.hypeness.com.br/2017/01/e-assim-que-as-pessoas-daltonicas-veem-o-mundo-das-cores/

 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar